Oroboro e a simbologia da serpente

A Simbologia da Serpente está presente desde tempos remotos. Em diferentes lugares e culturas, está associada com a fonte original da vida. É um paradoxo, pois tanto significa vida ou morte, luz ou trevas, bem ou mal, sabedoria ou paixão e assim por diante.

Quando se fala sobre fonte original da vida não é pouca coisa, estamos falando do princípio. Onde havia caos, trouxe a ordem. É portanto até mesmo anterior à Criação. Em outras palavras, veio ainda antes de tudo ser criado.

O signo confunde as pessoas pois é paradoxal. Algumas pessoas lembram que a serpente troca de pele, ou seja, renovação… Outra porção de pessoas lembram do veneno que adivinhem… traz a morte. Por isso a serpente era venerada em rituais antigos e pagãos. Uma força da natureza que simboliza tanto a vida quanto a morte é bastante comum, com um deus que castiga e premia ao mesmo tempo.

O que é interessante neste paradoxo é que a serpente é tanto encontrada em cultos solares quanto lunares. Se você não sabe o que é um culto solar e um culto lunar lhe resumo de maneira simples. O templo solar normalmente é dedicado ao homem e o lunar dedicado a mulher. Isso de maneira simples… Um dia desses entro mais profundamente no assunto sobre cultos e sexismo.

Para o tempo solar, o masculino, a representação fálica é óbvia, já para o templo lunar as sutilezas da serpente são mais digamos… apropriadas. A boca da serpente guarda quase oculta o formato da vulva. O que é muito óbvio passa a ser secundário… interessante.

Quando transportado para o ambiente alquímico, a cobra e as vezes o dragão (que não é nada mais do que a representação da serpente e os elementos) simbolizam o processo da transformação. Alquimistas transformavam coisas… Lembre-se disso.

“Meu fim é o meu começo”.

É isso que o signo diz, como ser e como deus, já que está se recriando… tudo isso no emblemático círculo, a perfeição da forma geométrica. No exato momento busco na memória que o Oroboro, nome alquímico, é também conhecido por Ouroboros.

Transformação e recriação sem início ou fim… não é a toa que seu nome é lido igual em qualquer sentido.

Oroboro… inverta as letras e você terá oroboro. Esses caras pensavam em tudo, não? Bom, se você procurar o que significa seu antigo nome em grego, terá uma surpresa interessante. Seu nome significa que o signo é exatamente aquilo que é definido por sua função. Novamente o círculo.

Seu nome tem ainda vários significados e possibilidades… larga de ser preguiçoso e vá procurar. Até a internet serve para pesquisa.

Católicos e a mania de se apossar do que é dos outros

Tem mais uma coisa extremamente interessante sobre o Oroboro… sendo ele um signo pagão, não era aceito pela Santa Igreja Católica Apostólica Romana… Quem não seguia cegamente os seus preceitos e leis… acabava na fogueira. Bom, isso também é outra história.

De um lado, estavam rituais pagãos que usavam símbolos, como o Oroboro, para deixar claro a crença na renovação. Do outro o padre e atrás do padre, os guardas sob seu comando, esperando ver algum pagão. O que fazer? Ocultar os símbolos. O Oroboro então foi ficando oculto em coroas de flores.

Os que não sabiam da existencia do tal signo, passaram a acreditar que era uma tradição da Santa Igreja e começaram a usar… Aos poucos, a Santa Igreja se apoderou do símbolo, tomando a coroa de flores como “oficial” e já que ninguém via mais o Oroboro dando sopa por aí… aconteceu o que eles queriam. Esquecimento quase total do significado daquele ícone e tudo que ele representa.

Quando você enxergar uma coroa de flores então… Lembre-se de que não são flores apenas… Não estão ali para enfeitar o caixão. O corpo da pessoa que estava ali, tem perto dela um antigo símbolo pagão que significa vida-morte-renovação e mais um monte de coisas…

Provavelmente nem o padre sabe disso. Não por incompetência… mas porque não interessa para quem tem poder que as pessoas tenham conhecimento.

10 Respostas

  1. Bom, sempre gostei de estudar sobre serpentes, e encontrei essa, uma das mais interessantes pra mim.
    Gostaria muito que publicasse mais fotos da serpente, estou interessadíssima em fazer uma em meu corpo. Estou no aguardo!

  2. ola, ouvi falar dessa serpente na novela caras e bocas e adorei, gostaria q se fosse possivel vcs me enviarem uma foto mais detalhada e mais visivel pois gostaria de tatua-la em meu corpo, obg.

  3. Gostaria de receber urgente a foto do oroboro nas condições mais detalhadas para colocar no vidro traseiro do meu veiculo, pois a que se encontra no site está dificultando a plotagem.
    muito obrigado.

    • querido alan necesito conectarme con vos para contarte los últimos sucesos de la vida de mi familia, y para saber de vos. Hace muchos años que no hablamos.
      Un beso.
      patricia

    • Oi, Alan!!! sempre fico sbendo do seu secesso profissional.
      derepente estava fazendo uma pesquisa e te encontrei.
      gostaria de me comunicar com vc. poderíamos nos tornar amigos? sem nemhum interesse.
      Se lembra da Érica? hj ela tem 28 anos e ja me deu uma linda nt de 9 anos.

      grande abraço!!!

    • Soy Patricia Manchado, de Argentina. necesito te comuniques conmigo. Enviame tu correo electrónico.

    • Se alguém tiver algum contato do Alan Lanes, Favor informar.

      Wagner de Souza Rodrigues (HESS)

  4. necesito el email de alan lanes santiago tabares somos conocidos de argentina
    gracias

    claudio

  5. Muito bom,dou nota 10!
    Tenho um símbolo pagão tatuado no braço,o martelo de thor.é ate legal saber que meus conhecidos entendam o fato de ser pagão,e a serpente será minha próxima.seria a jormungand,a serpente do mundo,tão grande que alcança com a boca seu rabo,envolta do planeta.gostei muito desse blog.parabéns!

  6. OLA!!! qUANTO tempo. Sempre fico sabendo do seu sucesso
    profissional, PARABÉNS!
    Gostaria de me comunicar com vc.
    Se lembra da Érica… hj ela tem 28 anos,
    grande abç

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: